Festival de Ano Novo Lunar tem atrações nacionais e internacionais, comidas típicas e atividades culturais

3ª edição do evento recebe grupo de samba vindo diretamente da Coreia e ocorre no próximo final de semana na praça do metrô Tiradentes, no Bom Retiro


Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro, recebe a 3ª edição do Festival de Ano Novo Lunar – Seollal, uma celebração vibrante das culturas coreana, japonesa e chinesa. O evento gratuito, promovido pela Feira do Bom Retiro, trará uma programação intensa, incluindo a tradicional Dança do Dragão e do Leão, a percussão japonesa com o Taiko, grupo cover de K-Pop, concurso de canto e uma arena interativa de jogos tradicionais coreanos. Além disso, o Festival contará com a atração internacional Rapercussion, grupo coreano que mistura samba e percussão moderna.

Ano da Serpente e o Seollal

O Ano Novo Lunar, também conhecido como Seollal na Coreia, é uma das festividades mais importantes do leste asiático. Em 2025, a celebração marca a chegada do Ano da Serpente, símbolo de sabedoria, renovação e estratégia. Na tradição coreana, o Seollal é um momento de reverência aos antepassados, marcado por rituais como o Sebae (reverência aos mais velhos) e pratos típicos como o Tteokguk, uma sopa de bolinhos de arroz que simboliza longevidade.

Palco multicultural e atrações empolgantes

O festival reunirá aproximadamente 20 atrações, levando o público para uma imersão nas tradições culturais dos três países participantes. Entre os destaques estão:

Dança do Dragão e do Leão: uma das performances mais aguardadas do evento e realizada pela ATS de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau, simboliza sorte e prosperidade para o novo ano;

Taiko: a percussão japonesa intensa e energética que faz tremer o palco com batidas sincronizadas e impressionantes em grandes tambores será apresentada pelo grupo Tamashii Taiko;

Demonstração de Taekwondo: a luta coreana prende a atenção do público, principalmente na hora do quebramento de madeira e simulação de uso dos golpes na defesa pessoal realizada pelos alunos da Academia Liberdade;

Danças tradicionais da China e Coreia: com movimentos delicados, as danças que transmitem elegância e harmonia serão apresentadas pela União de Mulheres Chinesas no Brasil e o grupo de coreanas Dong Yang;

DJ de K-Pop: tocando os maiores hits da atualidade, Matt Groggia cria uma pista de dança para os fãs dançarem coreografias populares do gênero;
Cover do Jaspion: Diogo Miyahara se transforma no herói clássico que marcou gerações nos anos 80 em uma apresentação que despertará a nostalgia nos mais velhos.

Rapercussion: o grupo de samba que conquistou a Coreia

Diretamente da Coreia do Sul, o grupo Rapercussion é a atração internacional desta edição que promete surpreender o público com um show que une samba, axé e MPB à percussão contemporânea. Criado em 2008, o grupo se destacou ao fazer covers de músicas brasileiras, como Pé na Areia e O Bêbado e o Equilibrista, e já colaborou com artistas de K-Pop como BTS, Stray Kids e Mamamoo. Com o apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil, o grupo será a atração de encerramento no domingo, dia 16.

Arena de jogos tradicionais

Surfando na onda dos jogos tradicionais mostrados na série Round 6, o público encontrará no Festival uma arena com diversas brincadeiras tradicionais coreanas. Entre os desafios estão:

Batatinha Frita 1, 2, 3: o participante deve atravessar o percurso sem ser eliminado pelo "vigia";

Juldarigi: uma versão coreana do cabo de guerra, que exige estratégia e força coletiva;

Ttakji: jogo de dobraduras de papel, no qual o objetivo é virar a peça do adversário.

Concurso de K-Pop para jovens cantores

O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) realizará, no dia 15 de fevereiro, a final do Concurso de K-Pop na categoria canto. Os participantes que passaram pelas eliminatórias anteriores já foram divulgados nas redes sociais do CCCB e concorrerão a prêmios no sábado, de acordo com a classificação que obtiverem.

Gastronomia para todos os gostos

Os visitantes poderão explorar mais de 40 expositores, incluindo as tradicionais barracas da Feira do Bom Retiro, oferecendo pratos típicos como Topokki, Bulgogi, Bibimbap, hot dog coreano, Yakissoba e Takoyaki.

Para aqueles que preferem algo mais brasileiro, é possível encontrar opções como pastel, batata frita e churrasco. Há opções de pratos sem carne e sem pimenta, para quem não está tão familiarizado com o tempero presente em boa parte dos pratos asiáticos.

As bebidas são um destaque à parte com destilados como o Soju, vinhos como o Makgeolli e limonadas instagramáveis sem álcool. Os doces não ficam atrás e os virais nas redes sociais Tanghulu e S’more são presença confirmada no vasto cardápio do evento.

Serviço

3º Festival de Ano Novo Lunar – Seollal
Data: 15 e 16 de fevereiro
Horário: das 10h às 20h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes, próximo ao metrô Tiradentes
Entrada gratuita
Mais informações no Instagram @feiradobomretiro

Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google