Encontro Contemporâneo de Dança de Salão, evento gratuito que celebra a dança de salão dias 13 a 16 de fevereiro e 15 de março

6ª Edição do Encontro Contemporâneo de Dança de Salão conta com uma programação imersiva e plural entre os dias 13 a 16 de fevereiro e 15 de março


Em sua 6ª edição, o Encontro Contemporâneo de Dança de Salão celebra seu retorno ao formato presencial com uma programação imersiva e plural dos dias 13 a 16 de fevereiro e 15 de março no CEU Vila Prudente/Vila Alpina e no Centro Cultural Vila Formosa.

Idealizado e produzido pela Dois Rumos Cia de Dança desde 2017, o evento tem como meta facilitar espaços onde a dança de salão seja elaborada de maneira mais plural e equânime, favorecendo a construção de corpos questionadores e potentes, capazes de sensibilizar e dialogar com práticas que atendam à diversidade de existências e expressões, considerando seus recortes de gênero, raça, classe, entre outros.

Neste ano, serão realizadas oficinas, apresentações de espetáculos performances, rodas de conversas e bailes, criando um espaço único para dançar, se conectar e celebrar a coletividade, promovendo assim a formação e a disseminação da produção nacional em danças de salão, destacando práticas artísticas e pedagógicas que valorizam a criatividade e a reflexão crítica.

Entre as atividades da programação, está a performance de abertura “Pele”, de Adriana Nogueira e depois um baile com DJs no Centro Cultural Vila Formosa.

Entre os outros dias, "Felizes para Sempre" — proposta cênica da plataforma Dança-Libras traz em cena Clarissa Costa e Jhon Morais, explorando de forma bem-humorada as complexidades das relações amorosas por meio de danças de salão e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Há também a oficina "Corpo Chão — o gesto a partir da cosmopercepção", com Diogo Silva, que convida os participantes a experimentar o corpo com base em pilares como presença, criatividade, desafio e diálogo.

O evento também conta com as performances "Como o Afeto te afeta?" de Cássia Messeder e Luiza Machado, e "Quem apaga o fogo é a água" da Aya Cia de Dança, proporcionando reflexões profundas e emocionantes sobre a dança e suas conexões culturais e emocionais.


Já no dia 16/02, há a oficina “Forró Ancestral” com Clarissa Costa, Jhon Morais Éder Soares, que encerra as atividades no CEU Vila Prudente/Vila Alpina.

A programação completa está disponível no site:
https://www.encontro2024.com/6encontro

O evento oferece espaços acessíveis para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida, e as palestras, painéis e espetáculos contarão com intérpretes de Libras. Toda programação é inteiramente gratuita, porém é necessário fazer inscrição prévia pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFfgzHfnuE5Dha2eUon7pkh-aVNjhygBee4Lu-3BV9KpJPMA/viewform
Pois as vagas são limitadas.

O Encontro Contemporâneo de Dança de Salão é dividido em três etapas: “Passado, Futuro e Presente” — cada uma delas tem uma motivação especial — Passado consistiu em webinários que apresentaram pesquisas e relatos de experiências com temas pertinentes à difusão do conhecimento histórico, social,
político, artístico e pedagógico das danças a dois; Futuro foi uma residência artística em que houve a troca de saberes e vivências entre artistas e educadores que já atuam nas danças de salão; e por fim, o Presente, onde ocorre a mostra fevereiro.

As primeiras duas etapas já aconteceram, mas os webinários da etapa Passado podem ser assistidos no canal do Encontro:https://www.youtube.com/playlist?list=PLKM-00jDhdKudM9cF3LnpdshChNjl39jk

SERVIÇO

6º Encontro Contemporâneo de Dança de Salão
Aulas, palestras e espetáculos

Local: CEU Vila Prudente/Vila Alpina — Rua João Pedro Lecór, 144 — Vila Alpina,
São Paulo/SP
Datas: 14, 15 e 16 de fevereiro
Toda programação é inteiramente gratuita, porém é necessário fazer inscrição prévia
pelo formulário que será disponibilizado no site a partir do dia 01/02/25, pois as
vagas são limitadas.

Bailes

Local: Centro Cultural Vila Formosa — Av. Renata, 163 — Vila Formosa, São
Paulo/SP
Datas: 13 de fevereiro e 15 de março
Os ingressos para os bailes serão disponibilizados via plataforma Sympla.

Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google