Quadrinhos Mangás

Artista brasileiro Hiro Kawahara vence o International Manga Award

‘A Sereia da Floresta’ é a primeira HQ brasileira a receber o prêmio de ouro do concurso internacional


A HQ A Sereia da Floresta, do autor brasileiro Hiro Kawahara, lançada pela Editora JBC em 2023, foi a obra vencedora do prêmio de ouro do 18º International Manga Award, concurso promovido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão. 


O quadrinho foi lançado em sua nova edição especial com o selo Start!, da JBC, com capa inédita e conteúdos extras e pode ser encontrado em livrarias e comic shops de todo o Brasil. O aclamado Hiro Kawahara esbanja talento em sua história de fantasia sombria sobre o ciclo da vida e sobre os temores e as ambições que guardamos em nosso coração ao contar a história de uma sereia que, sem opção, se vê obrigada a fazer um pacto com seres sobrenaturais para poder sobreviver. 

Em sua 18ª edição, o concurso recebeu 716 inscrições de 95 países e selecionou 15 obras, sendo uma com o prêmio de ouro, três de prata e onze de bronze. Na lista de premiados, o brasileiro Cassio Ribeiro também ganhou destaque com a HQ “Última Chamada para Deixar a Terra”, com o prêmio de bronze. 

Essa á a primeira vez que uma obra brasileira recebe o prêmio máximo do concurso. Até então, o Brasil já tinha sido agraciado com o prêmio de prata com a obra Ye (Guilherme Petreca), e o prêmio de bronze com Romaria (Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho), Amarelo Seletivo (Ricardo Tayra e Talessak), Reward (Okagawa Kenji), Fujie and Mikito (Yuri Andrey e Marcelo Costa), Ritos de Passagem (Lucas Marques), Pequena Loja de Horrores (Rafaella Ryon) e Holy Avenger (Érica Awano e Marcelo Cassaro). 

O vencedor deste ano, Hiro Kawahara, participará da cerimônia oficial de entrega do certificado em Tóquio em março de 2025, incluindo ainda passeios pelo Japão, visitas a editoras de mangás e encontro com quadrinistas japoneses.



Sinopse
Uma sereia faz um pacto para sobreviver em um outro mundo e em outro corpo. Ela ressurge em uma floresta europeia, durante a Idade Média, onde encontra uma médica e alquimista persa. Juntas, elas tentam se adaptar a essa nova realidade, ao mesmo tempo em que a Grande Peste e a Inquisição assolam o mundo ao redor delas.



Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google