Cinema

Crítica: Café Teerã - quando o seu sofrimento afeta a existência do outro

Café Teerã, filme de Navid Mihandoust, integra a programação do Festival Filmes Incríveis, de 1 a 14 de agosto, no Cine REAG Belas Artes em São Paulo


Café Teerã conta a história de Sohrab, um diretor iraniano imerso na sua dor, que ao longo da vida perdeu um filho, foi proibido de produzir seus filmes e vive longe da mulher que ama. Uma narrativa no qual realidade e fantasia se fundem, num emaranhado que te leva a questionar o quanto a dor pode ser um evento paralisante ou motivador, basta escolher a perspectiva certa.

Sinopse


Um sonho paroxístico emerge das profundezas da filmografia de Kieslowski e desperta o condenado diretor iraniano Sohrab que, proibido de fazer filmes, passa os dias num café do bairro. No entanto, o pedido de uma jovem para apresentar o seu desempenho na loja significará novos problemas, tanto para o seu já conturbado casamento como para as suas relações tensas com as autoridades que o pressionam a fornecer informações "suculentas" se quiser aliviar a sua situação.

Café Teerã apresenta Sohrab numa cena que parece quebrar a quarta parede, entretanto ele conversa com o filho que não teve, a lembrança do que poderia ser, um ser que seria gerado a partir dos seus sonhos. No entanto, Sohrab vive sozinho com a sombra de seu passado, mantendo a todos afastados, inclusive sua esposa. Aquela com quem compartilhou do seu maior momento de dor, mas que é duramente castigada com a possibilidade do que não foram, uma família feliz.


A arte da performance


Impossível falar sobre o poder da performance artística, sem falar de Ritmo 0 de Marina Abramović, artista performática sérvia, que em 1974 apresentou sua performance No Studio Morra, em Nápoles, com as Instruções: há 72 objetos na mesa que se pode usar em mim como quiser. Performance. Eu sou o objeto. Durante esse período eu me responsabilizo.

Se você quiser saber como Marina quase foi de arrasta, acesse: Performance “Ritmo 0” de Marina Abramović

Berkeh é uma jovem ativista que utiliza a performance artística para fazer as pessoas refletirem sobre o contexto histórico social que estão imersas. No café Teerã fica no meio do salão esperando que os frequentadores interajam com ela, criando juntos uma obra que conecte e impacte suas vidas.

Após ter tentado se apresentar, sem sucesso, em outros estabelecimentos, Sohrab aceitou receber a jovem em seu café, mesmo sem saber do que se tratava a performance. O que, de início, parecia ter sido um ato de fé, com o desenrolar da trama ganha outros significados, já que eles desenvolvem uma relação de afeto e cumplicidade que influencia suas trajetórias e existência.

Café Teerã é um filme manifesto, que utiliza a linguagem fantástica para falar das leis do país que interferem na criatividade e linguagem cinematográfica, impossibilitando o surgimento de novas vozes e narrativas mais profundas e questionadoras. A partir da história de Sohrab que se recusa a desapegar do passado e de dançar conforme a música. Nem que para isso seja necessário perder sua liberdade e afastar todas as pessoas que o amam, ou as que ainda não desistiram dele.

Você pode assistir Café Teerã e outros 20 filmes, durante a programação do Festival Filmes Incríveis, entre 01 e 14 de agosto, no Reag Belas Artes, R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo, SP.


Ficha técnica

Título: Café Teerã
Título original: Cafe
País: Irã
Data de estreia: 1 de agosto de 2024
Gênero: Drama
Duração: 96 minutos
Direção: Navid Mihandoust
Elenco: Masoud Karamati, Mahsa Mahjour e Setareh Maleki.

Festival Filmes Incríveis


Entre 01 e 14 de agosto, o Belas Artes Grupo promove um passeio cinematográfico por 20 países diferentes por meio de filmes inéditos, premiados e exibidos nos principais festivais do mundo no FESTIVAL FILMES INCRÍVEIS. Cada filme terá três sessões no cinema, com produções de países como Irã, Romênia, Arábia Saudita, Geórgia, Índia, entre outros. Todos os longas são inéditos no Brasil e apresentam uma oportunidade única para que o público tenha acesso a um panorama da produção mundial recente. O festival é patrocinado pelo Desenvolve São Paulo, pela Secretaria do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura.

Quando: De 01 até 14 de agosto
Onde: Cine REAG Belas Artes
Valores: R$10,00 e R$5,00 (meia, para estudantes e melhor idade). Poltronas numeradas. Em todas as salas, cadeiras adequadas para obesos e espaço para cadeirantes.
Ingressos: Na bilheteria ou pela programação.
Endereço: REAG Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo - SP)
Telefone: (11) 2894-5781

Para conhecer a programação completa, acesse: https://www.cinebelasartes.com.br/programacao/festival-filmes-incriveis/


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google