No novo trailer, o público é levado para dentro deste universo e começa a conhecer um pouco mais do que está por vir. Em 2004, 20 anos depois dos acontecimentos do filme, a saída de um jovem traficante da cadeia coloca a Cidade de Deus de novo em disputa. Os moradores se veem acuados entre traficantes, milícia e poder público, mas a necessidade de escapar desse ciclo faz a comunidade se unir em torno de um projeto para enfrentar o opressor.
Com alguns rostos já conhecidos voltando para interpretar personagens memoráveis como Buscapé, Berenice, Bradock, Cinthia, Barbantinho e Cabeção e novas adições que prometem trazer muitas emoções ao enredo, como Jerusa, Lígia e Curió, CIDADE DE DEUS: A LUTA NÃO PARA chega para mostrar a vida desta comunidade no início dos anos 2000.
No longa, o ditado popular “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” apresentava a Cidade de Deus como um lugar insolúvel. Na série, a comunidade assolada pela disputa entre traficantes, policiais e milicianos traz uma perspectiva de resistência coletiva, focando na vida de seus moradores.