Dragon Ball, popular obra de Akira Toriyama é certamente um dos mangás mais populares que existe no mundo, sendo relevante até os dias de hoje. Entretanto, nenhum fã estava esperando a ultima notícia revelada pela equipe da obra.
O site oficial da série revelou nesta madrugada que o mangaká Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março, por conta de um hematoma subdural, quadro clínico onde ocorre acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O autor tinha 68 anos de idade.
O anúncio fala sobre como o autor ainda havia diversos trabalhos em andamento, todos feitos com grande entusiasmo, e que apesar de sua partida, ele deixou muitos mangás e obras de arte para que todos possam apreciar.
Seguindo na notícia, a equipe de Dragon Ball agradece ao apoio dos fãs ao redor do mundo, pois foi graças a eles que Toriyama pode continuar a exercer a sua criatividade ao longo destes 45 anos, e eles esperam que as criações do autor continuem sendo amadas pelos anos que se seguem.
Por fim, a equipe informa que um funeral particular ocorreu, com a presença da família de Akira e alguns parentes, e que seguindo seus desejos de tranquilidade, eles não aceitarão flores, presentes de condolência, visitas ou oferendas, e pede que as pessoas evitem realizar entrevistas com a família do autor.
Planos para uma despedida não foram decididos ainda, mas a equipe fará um anuncio futuro quando tudo estiver confirmado.
Nascido em 5 de abril de 1955 e nato de Nagoia, da região de Aichi, Akira iniciou no mundo dos mangás em no final da década de 1970, onde participou de um concurso para amadores da Weekly Shounen Jump, publicando uma paródia de Star Wars. Apesar de não ter ganho (pois seu trabalho era uma paródia, e não uma obra original), ele chamou a atenção de Kazuhiko Torishima, aquele que viria a se tornar seu editor no futuro.
Com o apoio de Torishima, Akira criou em 1980 aquele que seria seu primeiro grande sucesso: Dr. Slump, que narrava as aventuras de um cientista pervertido e sua pequena, mas super forte, robô chamada Arale. No ano seguinte, a obra rendeu ao autor o Shogakukan Manga Award na categoria de melhor serie shounen ou shoujo. No mesmo ano o título ganhou uma adaptação para anime, sendo transmitida até 1986.
Apesar da popularidade de Dr. Slump, Akira decidiu encerrar a obra apenas seis meses depois de criá-la. A editora permitiu, desde que ele começasse outra logo em seguida, o que levou o autor a criar diversos one-shots e histórias curtas, mas sem grande sucesso.
Vendo que o mangaká gostava de filmes de kung fu, Torishima sugeriu que ele criasse um mangá sobre esse tema. A ideia levou à criação de Dragon Boy, mangá que narrava as aventuras de um jovem praticante de artes marciais que deveria escoltar uma princesa de volta ao seu país. As críticas foram positivas, e a obra, junto com The Adventure of Tongpoo, se tornou o alicerce do que viria a ser Dragon Ball.
Lançado em 1984, Dragon Ball narra as aventuras de Goku, um praticante de artes marciais que curiosamente possui um rabo de macaco, e Bulma, uma jovem aventureira, em busca das lendárias Esferas do Dragão, pois segundo a lenda, aquele que reunir as sete esferas terá seu desejo realizado. Entretanto, a busca não será fácil, pois organizações criminosas, bandidos e vilões também desejam este poder lendário, e cabe aos heróis acabar com essas ameaças.
Sua história, que evoluiu de um mangá de aventura e comédia para um de artes marciais e super poderes ganhou popularidade mundo afora, tornando-se um dos mangás mais vendidos no mundo, sendo considerado como um dos, se não o, shounen mais influente que existe. O sucesso da obra rendeu cinco animações, mais de uma dezena de filmes, e inúmeros jogos.
Além de seu trabalho com mangás, o autor também empregou seu traço marcante em outras mídias, criando personagens para diversos jogos, tais como Tobal No. 1, Blue Dragon, o famoso Chrono Trigger e a série de jogos de RPG Dragon Quest.
A popularidade de Dragon Ball influenciou diversas pessoas do ramo de mangás e animações, desde design de personagens até referências ao próprio universo dos Guerreiros Z. Obrigado por nos trazer tanta alegria, diversão e personagens marcantes, Toriyama-Sensei. Descanse em paz
Fontes e créditos