Crítica: Patos! - Finalmente algo original

Descubra a divertida jornada de uma família de Patos! em busca da Jamaica, numa animação original e encantadora da Illumination.



Fazia um tempo que a Illumination não apresentava algo tão legal e original. Foi com esse pensamento que sai da cabine da animação Patos! Com uma narrativa simples e personagens engraçados, a animação que conta a história de uma família de patos que nunca emigra e decide sair de algum lugar no norte para as terras quentes da Jamaica ganhou meu coração.


Não é que eu não goste das inúmeras sequências e derivados, mas estava ansiosa para ver uma animação com uma história com personagens novos. Em 2023, a Illumination (responsável pelas franquias ‘Meu Malvado Favorito’, ‘Sing’, entre outras) teve um ótimo ano, com destaque para o sucesso de Super Mario Bros. – O Filme, lançado pela Universal Pictures em abril, que se tornou um dos líderes de bilheteria, finalizou o ano com uma nova animação original, indo além de franquias e sequências, mesmo que o filme aqui no Brasil tenha estreado apenas em janeiro.

Assim, “Patos! (Migration, 2023)” marca o fechamento do ano do estúdio, ou melhor dizendo, inicia sua jornada aqui no Brasil. A animação retrata uma família de patos que voa para uma grande aventura, proporcionando momentos divertidos e envolventes.

Tudo está tranquilo e charmoso no pacífico laguinho habitado pelo casal de patos Mack (voz de Sérgio Stern) e Pam (Priscila Amorim), seus filhos Dax (Sam Vileti) e Gwen (Melinda Saide), além do tio Dan (dublado por Ary Fontoura) e outros patinhos. Entretanto, a rotina é interrompida quando um grupo de patos migratórios aparece inesperadamente, revelando que estão a caminho da Jamaica, um verdadeiro paraíso para as aves nesta época do ano.

Apesar do receio de Mack, que teme sair do lago, a semente da curiosidade é plantada nos corações das crianças, especialmente Dax. Sua família começa a questionar o que existe além do familiar laguinho. Determinado a provar sua coragem para a família, Mack decide embarcar numa aventura migratória para a sonhada Jamaica, levando consigo sua esposa, filhos e o tio Dan. A jornada promete desafios, mas Mack está determinado a mostrar o que o mundo reserva além de seu lar tranquilo.

Muito do que faz “Patos!” tão bom, pode ser atribuído ao roteiro de Mike White, o principal elemento que diferencia essa animação, elevando-a além do convencional de uma história de viagem com animais fofos e falantes.

Com sagacidade e um humor extremamente cativante, “Patos!” confia totalmente em seus personagens para alcançar o sucesso, oferecendo não apenas uma animação encantadora, mas também garantindo risadas para todas as idades.

White habilmente equilibra as piadas, o tom narrativo e as situações enfrentadas pelos animais em sua jornada, desde o lago até a Jamaica, passando pelos céus e pela movimentada Nova York. Embora tenha algumas cenas claramente inspiradas em filmes de terror, é uma história que cativa tanto as crianças, quanto o restante da família.



Parece que, com "Patos!", White alcançou a combinação perfeita para um filme animado de viagem, utilizando um molde semelhante a "Rio 2" em 2014, mas apresentando-o de uma forma mais envolvente e interessante. Assim, Patos! não só marca o fechamento triunfante do ano para a Illumination como também sinaliza um novo começo repleto de originalidade e diversão para os fãs de animação.

Ficha Técnica

Título: Patos!
Título Original: Migration
Duração: 82 minutos
Ano produção: 2023
Países de Origem: EUA, França, Canadá
Estreia: 04 de janeiro de 2024
Classificação: Livre
Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Família
Elenco: Kumail Nanjiani, Elizabeth Banks, Keegan-Michael Key, Tresi Gazal, Caspar Jennings

Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google