Drácula - A Última viagem de Deméter, longa baseado em capítulo do livro Drácula de Bram Stoker, que fracassou nas bilheterias dos EUA, estrelado por Corey Hawkins (Em um Bairro de Nova York, Straight Outta Compton: A História do N.W.A.) como Clemens, Aisling Franciosi (Game of Thrones, The Nightingale), Liam Cunningham (Game of Thrones, Clash of the Titans) e David Dastmalchian (Duna, a franquia do Homem-Formiga), estreia dia 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil.
Sinopse
Baseado em um único capítulo arrepiante do romance clássico de Bram Stoker, Drácula: A Última Viagem de Deméter conta a terrível história do navio mercante Deméter, que foi fretado para transportar cargas particulares — cinquenta caixotes de madeira sem identificação — de Carpathia a Londres.
Estranhos eventos acontecem à tripulação condenada enquanto tentam sobreviver à viagem oceânica, perseguidos todas as noites por uma presença impiedosa a bordo do navio. Quando Deméter finalmente chega à costa da Inglaterra, é um naufrágio carbonizado e abandonado. Não há vestígios da tripulação.
Drácula freta um navio para se instalar na Inglaterra, já que o local onde vive não oferece recursos para sua sobrevivência. Apesar dos avisos, os marinheiros seguem com a jornada, visto que a grana era vantajosa. Ocorre que, como não leram as letras miúdas, assim como ignoraram todos os alertas, venderam a alma para o capeta no processo. Um capiroto mal-acabado e sem carisma nenhum.
A decadência do Conde Drácula
A narrativa de um navio condenado por uma criatura sobrenatural convence, até a tal criatura surgir na tela. Acontece que, faltou um pouco de brainstorm antes de desenvolver a versão CG de Conde Drácula. Eu esperava o “Imperador das Trevas”, mas recebi um morcego cansado e enrugado. Quando imagino o Conde Drácula, nunca me vem a imagem de um morcego velho com asas, é justamente aí que o filme começa a derrapar, com uma criatura de CG (Computação Gráfica) encontrada em filmes B.
Ao longo dos anos foram lançadas diversas versões do Conde Drácula, que no geral é um milionário, de porte grande e com grande poder de persuasão, já que suas vítimas só percebiam que estavam em encrenca quando já era tarde demais para fugir. Isso acontece porque ele precisa que as pessoas confiem nele, pois elas são a garantia de sua sobrevivência, e locais desertos não são desejáveis para quem se alimenta de sangue. Dito isso, em Drácula - A Última viagem de Deméter toda essa construção é deixada de lado, e o que temos na tela é um versão enorme e passada de um Gollum.
Considerando que os tripulantes do navio são extremamente supersticiosos, essa característica poderia ter sido melhor explorada pela narrativa. Cadê os crucifixos e velas espalhadas pelo convés? Além disso, Drácula atacava suas vítimas e não deixava rastro. Sério? Não permitindo a construção do cenário de carnificina e desolação para aterrorizar os sobreviventes, mais uma bola fora da produção.
Enfim, Drácula - A Última viagem de Deméter é um filme desnecessário, um suspense que não acontece, nem causa medo, uma vez que a criatura que deveria provocar repulsa, é apenas um CG mal renderizado.
Ficha técnica
Título: Drácula A última viagem de Deméter
Título original: The Last Voyage Of The Demeter
País: EUA
Data de estreia: 24 de agosto de 2023
Gênero: Terror, Suspense
Duração: 118 minutos
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Universal Pictures
Direção: André Øvredal
Elenco: Corey Hawkins, Aisling Franciosi, Liam Cunningham, David Dastmalchian, Jon Jon Briones, Stefan Kapicic, Nikolai Nikolaeff e Javier Botet.