Séries & TV

Crítica: Treta é a melhor série da Netflix?

Procurando uma série boa de verdade para maratonar na Netflix? Confira o que nós achamos de Treta e por que você deveria dar uma chance para ela!

Steven Yeun e Ali Wong em Treta (Foto: Reprodução/Netflix)

Não é novidade para ninguém que as produções protagonizadas por asiático-americanos vêm ganhando cada vez mais destaque. Isso é tão verdade que Tudo Em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo foi consagrado com o Oscar de Melhor Filme. Nesse sentido, Beef, ou simplesmente Treta, representa o ápice de qualidade que essas obras têm a oferecer.

Sinopse
Um incidente no trânsito desperta a fúria e os impulsos mais sombrios de dois desconhecidos: um empreiteiro falido e uma empresária frustrada.

Treta é realmente tudo isso?

A qualidade da série fica especialmente evidente ao analisarmos os nomes por trás dela, que incluem Steven Yeun e Ali Wong como protagonistas, e a produção da A24, um dos estúdios mais ovacionados pelo público.

Esses fatores, somados a uma montagem ágil e um ritmo viciante, são a receita perfeita para tornar Treta uma das melhores séries da Netflix. Por isso mesmo, a indicação recente à categoria de Melhor Série Limitada ou Antológica no Emmy de 2023 foi mais que justa. Porém, dentre tantas virtudes, o que mais se destaca é o desenvolvimento dos personagens. Aliás, se tem algo que a série faz muito bem é estabelecer e desnudar as falhas de caráter de seus protagonistas.

No caso de Treta, que tem um argumento simples, o roteiro e as atuações ganham ainda mais relevância. Felizmente, eles são muito bem executados, sendo aqui que a dupla Steven Yeun-Ali Wong brilham.

Ali Wong em Treta (Foto: Reprodução/Netflix)

Quando eu falo em argumento simples, porém, não uso um tom depreciativo. Inclusive, este é um dos maiores méritos da produção, que consegue elevar o banal ao nível de excepcional.

De forma objetiva, temos uma série que faz uma leitura de o que as pessoas são capazes de fazer quando levadas ao limite. Se você viu o filme argentino Relatos Selvagens, sabe o quão interessante esta abordagem pode ser.

Avançando para as tecnicidades da obra, seria um erro não mencionar como ela trabalha bem com as montagens paralelas, o que cria um contraste interessante entre os protagonistas, que são parecidos e opostos ao mesmo tempo. Aqui, a câmera é capaz de mostrar os personagens ao avesso, antecipando muitas das reviravoltas propostas pelo roteiro de forma sutil.

Ao refletir sobre a cinematografia de Treta, fui imediatamente remetido a uma frase de Marc Ferro:
A câmera revela seu funcionamento real, diz mais sobre cada um do que seria desejável mostrar. Ela desvenda o segredo, apresenta o avesso de uma sociedade, seus lapsos. Ela atinge suas estruturas”.
Para mim, Treta é uma das melhores séries da Netflix, o que não é exatamente difícil dada a decaída da qualidade de suas produções. Ainda assim, coloco-a facilmente em um pódio, ao lado, por exemplo, da finada Mindhunter. Sua abordagem única, aliada a um elenco excepcional e uma narrativa envolvente, fazem de uma série imperdível e digna de todos os elogios e indicações que tem recebido.


é jornalista, cinéfilo e hater declarado do Christopher Nolan. Ele está sempre por dentro dos bastidores da indústria e detesta Friends secretamente. Inclusive, seu maior medo é de ser sequestrado por fãs da série e ser forçado a vê-la.


Disqus
Facebook
Google