Nessa quarta-feira (26), dia de seu aniversário de 64 anos, o ator estadunidense Kevin Spacey foi inocentado de um total de 9 acusações de crimes sexuais, incluindo assédio sexual e estupro, que teriam ocorrido entre os anos 2000 e 2008. O julgamento foi realizado no Reino Unido e teve uma duração de mais de 4 semanas. Durante esse tempo, os 4 homens responsáveis pelas acusações, que não tiveram suas identidades reveladas, testemunharam ao júri suas experiências. O ator negou as acusações e, em alguns casos, apresentou provas que contradiziam os relatos.
Aqui está um pequeno resumo dos relatos das vítimas:
- A primeira pessoa alegou que Spacey o tocou de forma inadequada em várias ocasiões, inclusive enquanto dirigia na rodovia, o que quase causou um acidente. Spacey afirmou que eles tiveram um relacionamento "consensual".
- A segunda alegação veio em um evento de caridade em 2005, quando outro homem alegou que Spacey fez comentários sexualmente ofensivos e o agrediu, mas o ator negou ter visto o homem no evento.
- A terceira acusação é a mais séria e pode envolver prisão perpétua. O autor alega que, em 2008, ele foi ao apartamento de Spacey em Londres, eventualmente desmaiou ou perdeu a consciência e acordou para encontrar Spacey fazendo sexo oral nele. Spacey afirmou que a reunião foi consensual.
- A quarta alegação veio em uma festa na casa alugada de Spacey em Gloucestershire. Após ver a suposta vítima em um bar, o grupo foi até a residência do ator, onde ele pode ter tido comportamento impróprio, mas Spacey negou assédio sexual.
Logo após receber sua sentença e deixar o local, o ator realizou a seguinte à imprensa:
"Imagino que muitos de vocês possam entender que há muito para eu processar depois do que aconteceu hoje. Mas gostaria de dizer que sou imensamente grato ao júri por ter dedicado seu tempo para examinar cuidadosamente todas as evidências e todos os fatos antes de chegarem à decisão.
E estou emocionado com o resultado de hoje. Também quero agradecer ao pessoal deste tribunal, à segurança e a todos aqueles que cuidaram de nós todos os dias, à minha equipa jurídica… por estarem aqui todos os dias e é tudo o que tenho a dizer neste momento. Muito obrigado."
Vale lembrar que, em 2017, o ator foi demitido de House of Cards (Netflix) também por acusações de assédio sexual. De acordo com um artigo divulgado pelo canal de notícias CNN que ouviu 8 funcionários e ex-funcionários da produtora da série na época, Spacey era responsável por "cultivar um ambiente de trabalho tóxico através de seu comportamento predatório e constantes assédios sexuais".
Fonte: Variety