Séries & TV

Os episódios perdidos (e recuperados) de Pokémon Black & White

Em 2011, dois episódios do anime Pokémon foram adiados indefinidamente. Em 2023, o roteiro de tais capítulos foi enfim disponibilizado online.


Lost medias. Mídias perdidas. Novelas, filmes, séries, jogos... qualquer tipo de conteúdo que acabou se perdendo ao longo com tempo e, hoje, pouco ou nada restou deste material para ser acessado publicamente. Alguns foram cancelados e nunca chegaram a ver a luz do dia. Outros chegaram ao público, mas não foram devidamente preservados para futuras gerações. Existem até aqueles que conseguiram ser resgatados, mesmo que parcialmente e este é o caso de um episódio do anime de Pokémon que foi adiado indefinidamente e, só agora em 2023, conseguiu chegar ao público.

Contextualizando... 

Equipe Rocket vs Equipe Plasma!" foi o título dado àqueles que seriam os episódios 23 e 24 da primeira temporada de Pokémon Black and White. Tais capítulos estavam previstos para serem exibidos originalmente em Março em 2011, mas foram adiados devido a desastres naturais que atingiram a costa leste do Japão. Na época, a TV Tokyo havia afirmado que ambos os episódios seriam exibidos em uma data futura, mas isso nunca aconteceu e acabou que toda a trama originalmente prevista para BW teve de ser retrabalhada às pressas para contornar esse vazio.

Em 2013, Tom Wayland, diretor da dublagem norte-americana do anime na época, afirmou que o estúdio havia recebido ambos os episódios e ele chegou a assisti-los, mas, por decisão da Pokémon Company Internacional, eles também nunca foram dublados e exibidos no Ocidente.

Capa do roteiro do episódio 24

Por muito tempo, um das poucos materiais relacionados a tais episódios que está disponível na internet foi uma promo de 90 segundos que mostrava algumas cenas do capítulo. Mas, então, tudo começou a mudar. No último dia 29 de Abril, o usuário ObjectionMan fez uma publicação em fóruns especializados na franquia de monstrinhos de bolso afirmando que conseguiu entrar em contato com um vendedor do Japão que possuía scans dos roteiros de tais episódios e estava disposto a negociar

O valor combinado foi o de 4 mil dólares. Inicialmente, o usuário pretendia pagar a quantia com suas finanças pessoais, mas isso não foi possível. Porém, em uma virada de eventos, graças à comunidade, uma "vaquinha" foi criada na plataforma GoFundMe e o objetivo foi rapidamente alcançado. Entretanto, em uma outra virada de eventos, o vendedor japonês cedeu gratuitamente as scans para o usuário e todos aqueles que doaram para a causa foram reembolsados
   
No dia 1º de Maio, 12 anos depois, as scans do roteiro foram disponibilizadas em uma pasta do Google Drive junto a uma tradução em inglês revisada dos fãs.

O episódio (e o arco narrativo) em si


Imagens de revistas da época promovendo o episódio duplo.

Há muito tempo atrás, um meteoro, ao entrar na atmosfera da Terra, se segmentou e se espalhou ao redor do mundo. Como o menor desses pedaços já carregava em si uma quantidade alarmante de energia, Giovani, líder da Equipe Rocket, ao descobrir que o maior dos fragmentos, chamado de Meteonita, acabou atingindo o local que hoje é conhecido como Unova, enviou Jessie, James e Meowth, junto de outros agentes, para explorar a região e localizar o fragmento perdido para iniciar sua extração.

O episódio duplo seria o clímax desse arco narrativo de Black & White e marcaria a primeira aparição da Equipe Plasma, o time vilão dos jogos, e Ghetsis, o líder da organização, que desejava adquirir o fragmento em nome do "herói", personagem que, mais tarde, seria revelado de se tratar do N.

Além disso, este parecia ser o início de uma possível rivalidade entre as organizações, já que, enquanto alguns agentes da Equipe Plasma entraram em confronto direto com membros da Jessie e James, outros conseguiram se infiltrar em uma festa de gala promovida pelo próprio Giovani para a alta sociedade da região e, posteriormente, atacaram o local.

Para mais detalhes deste episódio, deixo aqui a vídeo-análise feita pelo Camaleão:


Um esquecido (recuperado) futuro

À primeira vista, o plot principal não parece ser algo tão grandioso assim. Porém, isso não impediu os fãs das aventuras de Ash e Pikachu já começaram a discutir internet afora sobre como a saga Black & White que foi exibida na TV, considerada uma das menos favoritas pelo público, poderia ter sido diferente se esses capítulos tivessem sido exibido e a equipe de produção do anime tivesse dado continuidade ao planejamento original.

Uma das principais mudanças que alguns usuários especularam foi que, se esse episódio tivesse sido exibido originalmente, a Equipe Plasma seria introduzida mais cedo na narrativa em comparação à exibição original, onde eles só apareceram na última temporada da saga e, por isso, não foram trabalhados de maneira apropriada. Outros foram além e afirmaram que uma presença antecipada da equipe vilã ajudar a corrigir o furo de roteiro causado pela aparição do Zekrom, Pokémon lendário que apareceu diante Ash no primeiro episódio da saga, retirou quase todas as habilidades elétricas do Pikachu e depois sumiu sem nenhuma explicação.  

Talvez nunca saberemos como a saga de Black and White no anime seria se os planos originais tivessem sido levados adiante. Talvez a recepção teria sido melhor. Ou talvez não. Ainda assim, o mero fato de que, mais de uma década após a exibição da temporada, esses episódios finalmente chegaram ao público, mesmo que somente em forma de roteiro, é um grande feito dos fãs da franquia e merece ser celebrado.

Só queria dizer que esse uniforme preto da Equipe Rocket é estiloso demais.
O branco é icônico, claro, mas o preto representa bem a mudança de atitude
que o roteiro deu a Jessie e James na primeira temporada.


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google