Cinema Livros

Crítica: Belo desastre - adaptação é uma agradável surpresa

Filme traz uma repaginada na história sem perder essência.


O livro "Belo Desastre" conquistou muitos fãs com a história de amor turbulenta entre Abby e Travis, mas a adaptação para o cinema gerou algumas controvérsias.
 
Além das diferenças entre o livro e o filme, e escolha ator Dylan Sprouse para o papel de Travis foi acertada, apesar da opinião dos fãs. Além disso, vamos destacar as cenas engraçadas que garantem o tom leve do longa. Se você é fã do livro ou simplesmente curte um romance dramático, não perca essa análise sobre "Belo Desastre"!

Sinopse:

Intrigado com a resistência de um calouro da faculdade, um boxeador oferece uma simples aposta: se ele perder sua próxima luta, ele deve permanecer sem sexo por um mês.

Mudanças em relação ao livro


Embora esteja no começo do livro, já deu pra notar algumas diferenças e li bastante sobre a toxicidade do Travis quando o livro estava em alta e durante a divulgação do filme.

Uma das principais mudanças em relação ao livro foi a rapidez com que Abby se apaixona por Travis no filme. Enquanto na obra literária há tempo para desenvolver essa relação, no longa a maior parte das controvérsias foi retirada, o que justifica a rápida atração entre os personagens. Essa escolha narrativa pode agradar a quem procura um romance mais leve e descontraído, mas pode desapontar os fãs do livro que esperavam uma adaptação mais fiel.

A cena de Abby conhecendo Parker, por exemplo, é mais rápida e um pouco confusa em relação ao livro, mas funciona dentro da narrativa do filme. Aliás, pode-se dizer que os fatos importantes da história estão ali e que ela ficou mais leve. 

Dylan Sprouse dá conta do papel


A maior crítica de quem leu o livro era a escolha de Dylan Sprouse para o papel de Travis. E o que posso dizer é que ele manda muito bem no filme. Não que seja uma interpretação muito complexa, mas dentro do que lhe foi proposto, ele cumpre.

As cenas de luta não são eletrizantes como em Creed 3, por exemplo, mas dão uma sensação de perigo e até uma adrenalina.

Talvez quem é fã ferrenho não consiga desassociar a imagem que criou na cabeça enquanto lia o livro, mas Dylan não está tão longe assim da descrição. Ele tem o sorriso charmoso como diz e até as covinhas. Então se puder dar uma dica é: dê uma chance e vá assistir, garanta que sua saga literária seja adaptada.

Cenas engraçadas


Falei que o filme é leve e não é porque não tenha cenas tensas, mas porque as cenas engraçadas são BEM engraçadas. E acaba que funcionam para os dois atores protagonistas, que levam jeito para a comédia.

Além das cenas de alivio comico os personagens tem bom humor, o que ajuda a levar a história.

No geral, a adaptação de "Belo Desastre" para o cinema é satisfatória, ainda que possa deixar alguns fãs desapontados por conta das diferenças em relação ao livro. O filme pode ser uma boa opção para quem busca uma história de amor dramática, com uma pitada de humor e um elenco jovem e talentoso.

Ficha técnica


Título original: Beautiful Disaster
Título: Belo Desastre
Ano produção 2023
Distribuição: Diamond Films / Galeria Filmes
Direção: Roger Kumble
Estreia 13 de Abril de 2023
Duração 105 minutos
Classificação Livre para todos os públicos
Gênero Romance
Países de Origem Estados Unidos da América
Elenco: Dylan Sprouse, Virginia Gardner, Autumn Reeser, Libe Barer, Michael Cudlitz, Brian Austin Green                                                                      

Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google