Cinema

Crítica: Beau tem medo - o medo de viver a vida!

Beau tem medo é uma viagem sobre a jornada da vida numa narrativa trágica, surreal e com pitadas de humor.


Beau tem medo
estreia hoje e nós do Geekblast já acompanhamos o novo filmes de Ari Aster, mesmo diretor de Hereditário e Midsommar. Beau tem medo conta a história de Beau Wasserman (Joaquim Phoenix), um homem de meia idade com ansiedade, problemas com a mãe e que nunca conheceu o pai.


Ari Aster mais uma vez traz uma produção diferenciada com  um roteiro fracionado em basicamente quatro partes, mostra Beau em várias fase de sua vida, de alguma forma sempre caminhando em direção ao amor/companhia de outros, principalmente de sua mãe (Patti Lupone), podemos ver referência de Psicose e a relação de Norman e Norma Bates. É uma trajetória trágica e bizarra que envolve situações diversas, e mesmo assim cômica, o que sai um pouco do terror de Aster.

Na primeira parte, nos é apresentado o personagem principal, suas fraquezas, questões mentais e o ambiente de moradia, nos introduzindo a vida de Beau, e dando start aos conflitos que nos levaria a uma viagem frenética. 


Difícil escolher palavras para explicar a viagem alucinante pela vida do nosso personagem, mas o que de fato podemos encontrar é que Beau tem medo, na verdade Beau representa e vivencia os medos da vida, só que tudo junto de uma vez, muita das vezes não sabemos se ele está vivendo ou apenas alucinando aquela passagem. Medo de crescer, medo de dizer não, medo de atingir as expectativas do outro, medo do amor, medo das origens... MEDO! Em todas as partes vemos as fases do ser humano: criança, adolescente, adulto, idoso, produzindo uma narrativa psicológica, com flashbacks, presente e futuro. 

A terceira parte é a mais leve, com uso de elementos de Animação e cores, trazendo referências de O Mágico de Oz por exemplo, apenas para nos preparar para o que podemos chamar de julgamento final, e acredito que esse seja a moral dessa história, nossas escolhas não devem ser embasadas no outro e sim em nós, que o medo de viver existe, mas que devemos nos arriscar e ser fiel a nós mesmo antes que seja tarde demais.


Beau tem medo é um filme de nicho, culto, com uma narrativa pesada e cansativa com duração de quase três horas que não irá agradar a qualquer público, até mesmo os fãs de Aster, que como citado acima criou uma produção de suspense mas com humor. Definitivamente um filme que dividirá opiniões, assim como tudo que Aster faz.

Ficha técnica

Título: Beau tem medo 
Título original: Beau Is Afraid
Ano: 2023
Data de estreia: 20 de abril de 2023
Direção: Ari Aster
Duração: 179 minutos
Gênero: Terror, Drama, Comédia
Elenco: Joaquim Phoenix, Stephen Henderson, Zoe Lister-Jones, Patti Lupone, Amy Ryan, Nathan Lane



Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google