O Meu Amigo Ninja traz no início da produção o tema sobre a escravidão infantil, nesse caso na Tailândia e de forma muita explícita o sofrimento dessa realidade, digamos que até incomum para a faixa etária e para um filme animado. A conturbada sequência de cenas é marcada por cores escuras e sombrias, com um cenário pesado e de dor palpável, um trecho isolado do filme para contextualizar a aventura da trama.
Já numa realidade com uma atmosfera leve e alegre, conhecemos o menino Alex, que está no 8º ano e vivenciando os dramas da infância junto com sua mãe, padrasto e meio-irmão, cenário criado por cores vivas e que lembra as casas do subúrbio americano.
A vida de Alex traz elementos típicos da infância de muitos de nós, uma mãe super dedicada, personificada como uma mulher saudável e zen que quer impor para a família seu estilo de vida; o tio com problemas alcoólicos; o padrasto que busca uma chance no empreendedorismo sem emprego fixo e o meio-irmão mais velho que implica com tudo que é possível.
Além de todas as questões escolares, o típico nerd apaixonado pela popular da escola e que sofre bullying. Porém, uma reviravolta acontece quando o Ninja aparece. Ninja é um boneco possuído por um espírito japonês vingador que jurou proteger as crianças e é criado após um incidente na fábrica de brinquedos na Tailândia.
O filme sobretudo mostra a amizade e companheirismo entre duas personas diferentes que juntas tentam resolver suas próprias questões, porém o roteiro apresenta esses pontos de forma bem bagunçada, como, por exemplo, a compra de drogas por uma criança, induzida pelo próprio “herói” da história. Conforme citado acima, o assunto que iniciou a trama tornou-se perdido, sendo que deveria ser o mais relevante. A conclusão da história se encaixa no ousado e confuso roteiro.
Apesar da química entre Alex e o Ninja, o filme tem vários elementos que não deveriam ser apresentado em uma película animada destinada para o público infantil.
Ficha técnica
Título: Meu Amigo Ninja
Título original: Checkered Ninja / Ternet Ninja
País: Dinamarca
Gênero: Animação
Classificação: 12 anos
Duração: 81 minutos
Distribuidora: A2 Filmes
Direção: Thorbjorn Christoffersen, Anders Matthesen
Elenco: Com as vozes em inglês de: Facunso Reyes, Ava Connolly e Anders Matthesen