O longa é a história real de Freddy e Walter - dois jovens judeus eslovacos, que foram deportados para Auschwitz em 1942. Em 10 de abril de 1944, após um planejamento meticuloso e com a ajuda e a resiliência de seus colegas internos, eles conseguiram escapar. Os dois homens são movidos pela esperança de que suas evidências possam salvar vidas. Feridos, eles voltam pelas montanhas para a Eslováquia. Com a ajuda de estranhos pelo caminho, eles finalmente conseguem cruzar a fronteira e encontrar a resistência e a Cruz Vermelha. Eles compilam um relatório detalhado sobre o genocídio sistemático no campo. No entanto, com a propaganda nazista e ligações internacionais ainda em vigor, seu relato parece ser muito angustiante para acreditar.
É impressionante o quanto este filme consegue te envolver e deixar tenso mesmo sabendo sobre a história dos protagonistas. O flagelo imposto aos outros presos para poder acobertar a fuga que, além de uma saída de uma prisão, trazia para os demais prisioneiros a esperança de viver em um mundo sem precisar se preocupar em sofrer repressão por sua etnia, sua crença e seus valores perante a uma sociedade sedenta por sofrimento humano.
Os protagonistas Freddy e Walter |
Uma marca sempre presente em cinema europeu são os longos planos estáticos, o filme traz bastante cenas assim, o que não atrapalha nada da trama, pelo contrário, somente reforça a sensação de tensão presente, seja na hora da fuga ou no momento em que os guardas nazistas estão punindo os judeus. O jogo de enquadramento usa em diversos momentos a visão em primeira pessoa, pode ser olhando uma ferida ou observando a movimentação dos guardas.
A fotografia traz cores frias que reforçam o inverno rigoroso que eles viviam (lembrando a piada do presidente Vladimir Putin sobre a copa da Rússia: "Será um prazer receber os alemães no inverno russo"), somente na Eslováquia aparecem algumas cores mais vivas e quentes representando o conforto de um lar com condições favoráveis à vida humana.
O Protocolo de Auschwitz foi o representante eslovaco para o Oscar de 2021, uma pena não ter sido selecionado para a premiação.
Confira o Trailer:
Ficha Técnica
Título: O Protocolo de Auschwitz
Título original: The Auschwitz Report
País: Alemanha – Eslováquia – Polônia – República Checa
Data de estreia: 8 de abril de 2021
Gênero: Drama – Guerra
Classificação: 16 anos
Duração: 88 min.
Distribuidora: A2 Filmes
Direção: Peter Bebjak
Elenco: Noel Czuczor, Peter Ondrejicka, John Hannah, Wojciech Mecwaldowski, Jacek Beler, Michal Rezný, Kamil Nozynski, Christoph Bach