Todos os anos temos um filme de guerra, seja da primeira ou da segunda, que entra nas principais premiações. Este ano chega aos cinemas 1917.
O filme de Sam Mendes tinha uma proposta ousada: Fazer um filme de guerra quase todo em uma sequência. E cumpriu com excelência.
O longa nos faz emergir na história, acompanhamos dois cabos, Blake e Schofield, em uma missão perigosa para enviar uma ordem cancelando um ataque durante a Primeira Guerra Mundial. O caminho passa pela "terra de ninguém", área entre as trincheiras e que leva para uma parte antes ocupada pelos inimigos, que estão em retirada.
A trama é simples, mas ainda assim 1917 se diferencia de outros filmes de guerra, primeiro por se passar na primeira guerra, depois por ser mais intimista e se tratar só de uma missão, deixando a guerra quase que de background.
Como já disse, o filme é todo um plano sequência, isso faz com que a experiência de assisti-lo seja única, ainda que fiquemos limitados ao que os personagens estão vendo naquele momento, sem aprofundar muito na história anterior de cada um, a não ser o que eles mesmos contam.
Entramos nas trincheiras e acompanhamos como se estivéssemos ao lado deles. 1917 é um filme bem completo no sentido de ter uma direção, fotografia e roteiro muitos bons e que se encaixam. Os atores protagonistas, George MacKay e Dean-Charles Chapman, apesar de pouco experientes, sustentam as cenas e os atores veteranos, Colin Firth, Mark Strong e Benedict Cumberbatch fazem uma pequena aparição, só para pincelar a história.
A escolha de narrativa e do estilo de filmagem, em plano sequência, foi certeira para que entrássemos na história e acompanhássemos sem cansar.
Título: 1917
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Sam Mendes, Krysty Wilson-Cairns
Ano: 2019
Data de lançamento: 23 de janeiro de 2020 (Brasil)
Duração: 119 minutos
Classificação: 14 anos
Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq, Colin Firth, Benedict Cumberbatch
Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq, Colin Firth, Benedict Cumberbatch