Continuando as histórias no universo de Invocação do Mal,
chegou ontem (18 de Abril) aos cinemas brasileiros o filme A Maldição da
Chorona.
A "Chorona" é uma antagonista fraca, sendo uma personagem do folclore mexicano semelhante ao nosso "Homem do saco" de histórias para assustar crianças mal criadas, e sua história é pouco explorada e sua ameaça não parece ser grande ao longo do filme.
Linda Cardellini (Scooby-Doo) interpreta Anne Tate-Garcia, assistente social e mãe de duas cianças, em 1973. No trabalho, ela precisa fazer uma visita a uma mãe, Patricia Alvarez (Patricia Velazquez), que trancou seus filhos em um armário para impedir que eles fossem atacados pela "Chorona". Quando a mesma se volta para Chris (Roman Christou) e Sam (Jaynee-Lynne Kinchen), a assistente social passa a acreditar na história de Patricia. Para salvar sua familia, ela pede ajuda ao padre de sua paróquia, Perez, o que rende a ligação com Invocação do mal e uma cena que pode gerar risos.
O papel do padre Perez serve apenas para ligações de personagens e roteiro, tanto com os outros filmes, como com quem irá realmente ajudar Anne, o curandeiro e ex-padre Rafael Olvera (Raymond Cruz).
Quem dirige o filme é Michael Chaves, novato em seu primeiro longa. A inexperiência de Chaves fica evidente quando as cenas não conseguem criar tensão nem nas mais medrosas das pessoas. Os sustos ficam por conta de cenas jogadas e parecem ser um susto pelo susto. Chaves utiliza uma fórmula para o filme de terror, mas isso acaba não gerando a tensão necessária e deixando as cenas previsíveis.
A combinação de previsibilidade e uma antagonista de histórias infantis mal explorada resultam num filme de terror que gerou várias risadas durante sua exibição para a imprensa. Falta tensão e um pouco de suspense, que ficam isolados em poucas cenas.
Ficha técnica
Título: A Maldição da Chorona
Título original: The Curse of La Llorona
Ano de produção: 2018
País: Estados Unidos
Classificação: 14 anos
Duração: 93 min
Direção: Michael Chaves
Elenco: Linda Cardellini, Patricia Velásquez, Raymond Cruz