Como disse na crítica "limpa", o roteiro de Colin Trevorrow e Derek Connolly esbarra em diversos clichês dos blockbusters atuais, seja o bom-samaritano que se mostra um traidor ou a herdeira de um império que descobre algo chocante sobre sua linhagem. Tudo isso está em Reino Ameaçado, apesar do grande trabalho de direção e elenco para minimizar estes problemas.
Logo na primeira cena em que aparece, já percebemos que algo está errado com as intenções de Eli Mills (Rafe Spall) e, nem se a palavra "vilão" aparecesse na tela em caixa alta e fonte vermelha, essa reviravolta seria tão óbvia. Não ajuda o fato de Spall dividir a tela com Toby Jones (Capitão América) e Ted Levine (Velozes & Furiosos), dois atores nascidos para interpretar personagens duas-caras. Não demora para que vilão organize um leilão e venda vários dos animais "resgatados".
Rafe Spall protagonizou uma das reviravoltas mais óbvias do ano |
Outro plot-twist (que já era de conhecimento público) é o retorno de BD Wong como Henry Wu, geneticista responsável por dar vida aos dinossauros e criar o Indominus Rex no filme passado. Desta vez, Wu volta para mostrar ao mundo seu novo híbrido, o Indoraptor. Por melhor que Wong seja como ator, o arco eterno do seu personagem, que está aí há 25 anos, cansou e vê-lo em tela com os mesmos motivos e, novamente, sob uma bandeira de antagonista é um desperdício.
Falando em desperdício, a tão falada volta de Jeff Goldblum como Ian Malcolm não poderia ser mais decepcionante. O carisma do ator é gasto em duas curtas cenas em frente a um tribunal, no início e no final do filme.
Sempre carismático, Jeff Goldblum foi desperdiçado em "Reino Ameaçado" |
Em compensação, os momentos inesperados são os que mais nos enchem de lágrimas. Ao fim do primeiro ato, quando a ilha é destruída pelo vulcão, uma imagem de um brontossauro, abandonado e consumido pela fumaça é de cortar o coração. O olhar na cara de Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt) traduz o sentimento da platéia, que não esperava ver aquela ilha tão querida ser destruída em tão pouco tempo.
A resolução do arco de Maisie (Isabella Sermon) também emociona. Criada como neta de Benjamin Lockwood (James Cormwell), a garota descobre ser um clone de sua "mãe", morta em um acidente de carro. Sermon mostra com lágrimas e poucas palavras o coração partido de sua personagem. No fim, é ela que cria o "Mundo dos Dinossauros", salvando as espécies aprisionadas por Mills dizendo "eles estão vivos e eu também".
Isabella Sermon fez uma estreia brilhante nas telonas |
Os momentos finais dão a esperança de que, após esses tropeços, a franquia tenha fôlego e criatividade o bastante para seguir em frente com o novo mundo criado.
Dirigido por J.A. Bayona, Jurassic World - Reino Ameaçado estreia em 21 de junho.
Ficha Técnica
Nome: Jurassic World - Reino Ameaçado
Nome Original: Jurassic World - Fallen Kingdom
Origem: EUA
Ano de produção: 2017
Lançamento: 21/6/2018
Gênero: Aventura
Classificação: 12anos
Direção: J.A. Bayona
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, James Cromwell, Ted Levine, Rafe Spall, Isabella Sermon, Geraldine Chaplin