Em entrevistas antigas, Lindelof já havia revelado ser um grande fã de Watchmen: "Desde os flashbacks até a narrativa não-linear até os heróis profundamente imperfeitos, estes são todos os elementos que eu tento colocar em tudo o que escrevo". Vale lembrar que em 2009, os quadrinhos ganharam uma versão cinematográfica sob a direção de Zack Snyder. A HBO ainda está em negociação com a Warner Bros., que ainda possui os direitos de adaptação da obra.
Publicada originalmente pela DC Comics entre 1986 e 1987 em doze edições, Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos, introduzindo abordagens e linguagens vistas antes somente em obras alternativas, além de lidar com uma temática bem mais madura.
A trama é situada nos EUA de 1985, onde aventureiros fantasiados (os chamados "super-heróis") são retratados como indivíduos verossímeis, enfrentando problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos. Com contexto voltado para o período da Guerra Fria (onde os americanos estão perto de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética), a trama oferece diferentes visões a cerca do grupo, além do passado e presente dos mesmos com eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles.
Fonte: Variety