Fillers. Muitos fãs de anime ficam apreensivos ao ver essa palavra, pois sabem que é sinônimo de semanas sem um episódio que dá sequência à história principal e os acontecimentos do mangá, mas nem sempre esse "enchimento de linguiça" é ruim.
Filler (enchimento) é um termo utilizado para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série de anime cujo enredo não se baseia no mangá, light novel ou outra fonte de conteúdo do qual a série foi adaptada. Normalmente, episódios desta natureza são criados para impedir que a animação alcance os últimos capítulos do título original, o que pode apressar autores para fazerem novos capítulos (com menor qualidade) ou deixar a série em hiato, pois precisaria esperar até a história se desenvolver o bastante para transformar em novos episódios.
No geral, os fãs não veem estes episódios com bons olhos por diversos motivos, mas certamente os principais são: não conexão com a história (pois são extras) e a qualidade geral (plot, visual,...). Porém, nem todos os fillers são ruins, alguns não só tem um bom desenvolvimento como também enriquecem a história como um todo. E foi pensando nisso que separei cinco animes com BONS extras.
Fullmetal Alchemist - Um final original e bem feito
Como muitos sabem, o famoso mangá da autora Hiromu Arakawa teve duas versões em anime: a segunda, fiel ao mangá, e a primeira, que foi lançada com a história ainda em publicação. Resultado: a primeira animação de Fullmetal Alchemist só segue o mangá até certo ponto, desenrolando a história de maneira independente a partir de então.Fullmetal Alchemist - um final original que não decepciona |
Mundo Virtual - KAIBA! DEVOLVA O QUE É MEU!
*O trecho abaixo contém spoilers de Yu-Gi-Oh!*
Após Mai perder para Yami Marik e ter a mente aprisionada no reino das sombras, muitos ansiavam por ver Joey lutando para salvar a (
"eu quero jogar um jogo" |
Noah - As aparências enganam |
Apesar de ser colocado de forma estranha no anime, o Mundo Virtual traz aos fãs de Kaiba um pouco da infância do personagem através de bons episódios, com monstros interessantes e boas lutas, além da chance de ver Serenity (irmã de Joey) ter seu primeiro duelo.
Asgard - POR ODIN, digo, POR ATHENA!!!!
Um pequeno fato aleatório: Asgard era uma das minhas sagas preferidas, mesmo antes de eu a assistir. O motivo disso é um pequeno jogo feito no RPG Maker chamado Saint Seiya RPG, onde o jogador refaz os traços dos cinco cavaleiros de bronze enquanto eles tentam conseguir as safiras de Odin.
*O trecho abaixo contém spoilers de Cavaleiros do Zodíaco*
A Saga de Asgard ocorre logo após a Batalha das 12 Casas. Seiya e seus companheiros portam as novas armaduras, mas antes que possam testá-las nos Generais Marinas de Poseidon, os Guerreiros Deuses de Odin precisam ser detidos.
Hilda e os sete Guerreiros Deuses |
Herança de Sucessão - No passado estão as bases do futuro
Katekyo Hitman Reborn! é um ótimo título, e a animação é bem fiel (salvo algumas censuras), mas nem mesmo ele está livre de fillers. Felizmente, ambos os arcos nos trazem informações relevantes para a história, mas focarei no segundo: o arco da Herança de Sucessão.
*O trecho abaixo contém spoilers de Katekyo Hitman Reborn!*
Para salvar Uni, Tsuna e seus aliados retornam para o passado para ficarem mais fortes e provarem-se dignos de receber o Legado da Vongola através de testes impostos pelos espíritos da Primeira Geração. Um a um, os guardiões recebem os desafios e devem provar-se dignos de seu papel dentro da formação. Apesar de, a princípio, a história parecer fraca, ela destaca-se por finalmente mostrar ao público como agem os primeiros membros da Família, visto que durante boa parte da história principal, Reborn e demais outros personagens fazem comentários sobre como Tsuna e seus amigos são semelhantes a Primo e sua equipe.
Giotto e seus guardiões: Knuckle, G, Alaude, Ugetsu, Lampo e Daemon |
Sakura Card Captors - De onde vieram tantas cartas?
Essa pode ser um choque para quem não leu o mangá, mas a maior parte da animação é filler.No mangá, quando Sakura abre o Livro de Clow, 19 cartas são libertadas, mas na animação, 52 cartas saem de dentro do livro, mais do dobro do número original de cartas. Mas é fato que todas as cartas renderam bons episódios, diversas roupas para a Sakura utilizar (para a alegria da Tomoyo) e lindas artes. Como não lembrar da alegria d'A Flor, o carisma e as fotos que A Força renderam ou o enigmático episódio que O Sonho proporcionou?
A heroína do parquinho |
As 52 Cartas Clow da animação |
Bônus: O dia em que Goku e Piccolo tentaram tirar a carteira de motorista
Dragon Ball Z, com seus tão famosos 5 minutos mais longos do universo, é palco para diversos filmes, arcos e fillers. E um dos meus preferidos certamente é o que a Chi-Chi obriga Goku e Piccolo a tirarem a carteira de motorista.Com um começo turbulento (graças à instrutora maníaca por velocidade), Piccolo logo pega o jeito e demonstra ser um excelente motorista. Enquanto isso, Goku tenta a todo custo lembrar das instruções que recebe, porém a única coisa que consegue é mostrar ser um "pé pesado" e desafiar (inconscientemente) Piccolo para uma corrida.
Piccolo não quer perder a "corrida" |