Homem-formiga era um herói pouco conhecido dos fãs do MCU e do grande público, mas em 2015 surpreendeu em seu primeiro filme com uma proposta diferente dos filmes de origem anteriores, usando a ideia de fazer um filme de assalto dentro de um filme de super herói, este contendo em sua própria história.
Neste segundo filme o herói já vem com um peso maior após sua aparição em Capitão América: Guerra Civil. Com os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, o filme de Scott Lang ficou carregado com uma grande expectativa em relação ao que aconteceria com o personagem que não aparece em Vingadores.
Scott Lang (Paul Rudd) lida com as consequências de suas escolhas tanto como super-herói quanto como pai. Enquanto tenta reequilibrar sua vida com suas responsabilidades como o Homem-Formiga, ele é confrontado por Hope van Dyne (Evangeline Lilly) e Dr. Hank Pym (Michael Douglas) com uma nova missão urgente. Scott deve mais uma vez vestir o uniforme e aprender a lutar ao lado da Vespa, trabalhando em conjunto para descobrir segredos do passado.
Na sequência há um desenvolvimento maior dos personagens e Hope, que já era forte e decidida no primeiro, ganha mais destaque e um dos pontos fortes é que mostra mais de suas habilidades de luta, fazendo jus ao nome no título e aprofundando sua relação com Scott.
A principal missão dos personagens é encontrar a Vespa original, Janet Van Dyne (Michelle PFeiffer) que ficou perdida no reino quântico há 30 anos. Durante essa busca, alguns antagonistas vão aparecendo e essa é uma das maiores diferenças para o primeiro, visto que a Marvel apostou no que deu certo no primeiro filme. As piadas, algumas mais inteligentes que outras e as excelentes cenas com Michael Peña estão novamente presentes.
Seguindo na linha dos colegas de estúdio, James Gunn e Taika Waititi, o diretor Peyton Reed retornou para a sequência e se baseou em um gênero de comédia que procurasse bem momentos cômicos e romantismo, mas no caso as cenas escolhidas para alternar foram as de ação com sci-fi.
Arriscando de maneira inesperada, Homem-formiga e a Vespa apresenta uma vilã com um pretexto pouco convincente e um tanto decepcionante para quem vinha de dois filmes cujos vilões foram excelentes, mas o desenrolar da história até condiz com as atitudes dela e isso acaba compensando.
Outro ponto forte é a relação de Scott e sua filha, Cassie Lang (Abby Ryder Fortson) gerando ótimas cenas de humor e mostrando bem a relação de afeto e cumplicidade dos dois, justificando algumas atitudes do herói.
Homem-formiga cumpre bem seu papel de "tampão" entre os dois Vingadores com louvor, fique atento a cena pós-créditos, mas nem tanto pela vilã. O universo cinematográfico da Marvel tem muito o que aproveitar da ciência apresentada no filme.
Ficha técnica
Nome: Homem-Formiga e a Vespa
Nome original: Ant-man and the Wasp
País: EUA
Data de estréia: 5 de julho de 2018
Gênero: Ação, Aventura, Ficção
Classificação: 12 anos
Direção: Peyton Reed
Elenco: Abby Ryder Fortson, David Dastmalchian, Evangeline Lilly, Gail Gamble, Hannah John-Kamen, Joshua Mikel, Judy Greer, Laurence Fishburne, Madeleine McGraw, Marcella Bragio, Michael Douglas, Michael Peña, Michelle Pfeiffer, Paul Rudd, Perla Middleton, Randall Park, Rob Archer, T.I., Vanessa Ross, Walton Goggins