Depois de um começo brilhante com "A Piloto", em que conhecemos Bill Potts (a talentosíssima Pearl Mackie), o 12º Doutor (Capaldi) embarca em sua tradicional viagem para impressionar a nova companheira, sempre sob os olhares de reprovação de Nardole (Matt Lucas), que, mais do que um alívio cômico, se tornaria a voz da razão de um cansado Doutor.
Em alguns momentos da temporada, arcos pareceram um pouco arrastados. Foi o caso de "Extremis", episódio interessante sobre um grande esquema de dominação alienígena que toma conta da Terra desde o início da evolução humana. Porém, ao entrar em seu terceiro episódio seguido, que apelou até mesmo para uma falsa regeneração, o arco já se tornara exaustivo e confuso, destoando da qualidade do restante da temporada.
O Monges de "Extremis" - arco de três episódios destoou da qualidade geral da temporada |
Outro ponto alto desse 10º ano fica por conta de Matt Lucas. Seu Nardole deixou de ser o alívio cômico incômodo dos últimos especiais de natal para se tornar uma companhia digna de ser lembrada por toda a história do seriado. O androide se mostrou inteligente, competente e "secretamente durão", como diria Bill Potts.
Falando em Bill, a química entre Capaldi e Pearl Mackie é comparável a de outras companhias consagradas, como David Tennant/Catherine Tate e Matt Smith/Karen Gillan, mas com uma relação de pai e filha emocionante, que vai se tornando cada vez mais dolorida quando nos aproximamos do final de temporada.
O Doutor e Bill em "Sorria" |
O finale "O Doutor Cai", dividido em duas partes, acerta ao terminar a temporada com a mesma qualidade e emoção com que o ano começou: dois Mestres (John Simm, em um retorno triunfante, e Michelle Gomez, em sua última aparição como a Senhora do Tempo), muitos Cybermen e algumas tragédias rechearam o encerramento de uma das melhores temporadas do Doctor Who moderno.
Michelle Gomez e John Simm: os Mestres se unem no arco final da temporada |
Depois de uma temporada genial e emotiva, a BBC ainda faz mistério sobre quem será o próximo Doutor. Resta agora esperar até dezembro pelo especial de Natal, o último de Capaldi, para descobrir o próximo piloto da TARDIS. A única certeza para o episódio é a presença de David Bradley (Harry Potter, Game of Thrones), que dará vida ao 1º Doutor, já tendo interpretado William Hartnell no docudrama da série Uma Aventura no Tempo e Espaço.
Doctor Who encerrou sua 10ª temporada moderna dia 1º de julho e voltará para o Especial de Natal em dezembro de 2017, marcando a despedida de Steven Moffat como showrunner e de Peter Capaldi como o 12º Doutor.