Já assistimos ao novo filme da franquia Piratas do Caribe, intitulado no Brasil de A Vingança de Salazar, com o retorno do Capitão Jack Sparrow, e o elenco original.
Capitão Jack Sparrow está no meio de uma maré de má sorte, se vê sozinho e claro, acabou o rum. Para completar, um inimigo do passado desperta dos mortos, e vai navegar por todos os oceanos para se vingar de Sparrow.
Os Personagens
Johnny Depp veste o manto do seu icônico personagem pela quinta vez. Capitão Jack Sparrow, continua engraçado, bêbado, mulherengo, já falei bêbado? Esse é o ponto. É a atuação mais caricata do personagem, forçando demais a ressaca interminável.
Hector Barbossa (Geoffrey Rush) terminou o filme anterior dominando os mares, porém mais uma vez se vê envolvido com Sparrow em uma aventura de vida ou morte. E que entrosamento desses dois. Grandes atores que carregam a franquia juntos desde o início.
Brenton Thwaites como Henry e Kaya Scodelario como Carina Smith são dois novos nomes que são essenciais para a história, e conseguiram manter a química com o restante do elenco.
Carina, Henry com o Capitão Jack Sparrow |
Javier Bardem é o vilão Capitão Salazar, definitivamente o melhor vilão da franquia, rouba cena o tempo todo, com sua voz e caracterização. Deixando como coadjuvante o personagem de David Wenham, que faz parte da Marinha Inglesa.
Nas participações especiais, temos Paul McCartney como tio Jack. Vamos combinar, Capitão Jack Sparrow soube escolher bem a família. Para quem não se lembra, Keith Richards (guitarrista dos Rolling Stones) fez duas participações como Capitão Teague, pai de Sparrow. E a volta de Orlando Bloom e Keira Knightley.
Javier Bardem como Capitão Salazar |
Da tripulação da trilogia, poucos participam desse novo longa. Entre eles o eterno Mestre Gibbs (Kevin McNally II) e o anão Martyn (Martin Klebba).
E antes que eu me esqueça, o personagem mais forte: a volta do Pérola Negra.
E a parte técnica...
Os efeitos especiais são essenciais na produção do filme, principalmente em tudo que envolve Salazar e sua tripulação de mortos, relembrando nesse ponto o primeiro filme da franquia, destaque para o navio. Foi usado também a mesma computação gráfica de Rogue One com a Princesa Leia, para fazerem um Jack Sparrow garoto.
Na fotografia o uso das cores é bem evidente, tanto no cenário quanto no figurino. Tons negros e terrosos estão sempre presentes próximo a Salazar e ao Capitão Jack. Em contrapartida, a paleta de cores usada na personagem de Kaya são claras e leves.
Um jovem Jack Sparrow |
Na trilha sonora, sai Hans Zimmer (responsável pelos quatro filmes anteriores) e entra Geoff Zanelli, com canções já conhecidas, e a delícia do som de um violino.
Apesar de grande fã do Johnny Depp e da franquia, Piratas do Caribe 5 manteve a mesma essência que os filmes anteriores, cenas de ação com literalmente tiro, porrada e bomba. Os piratas que compõe a tripulação são uma trupe engraçada que sempre roubam a cena, a primeira cena do longa que conta com uma tentativa de roubo, é hilária. Porém a atuação mais fraca de Depp como o pirata mais querido da Disney.
Parte positiva, como citado anteriormente, o melhor vilão de Piratas do Caribe, a integração do passado e do presente do Capitão Jack Sparrow, e claro as surpresas com os personagens Will Turner e Barbossa.
Capitão Jack Sparrow |
Para quem é fã ou para quem não espera um filme complexo, vale a pena ver no cinema, principalmente com um vilão desses.
Ficha Técnica
Nome: Piratas do Caribe: A Vingança de SalazarNome Original: Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales
Origem: EUA, Austrália
Ano de produção: 2016
Lançamento: 25 de maio de 2017
Gênero: Aventura, Ação e Comédia
Classificação: 12 anos
Direção: Joachim Rønning Espen Sandberg
Elenco: Johnny Depp Kaya Scodelario Orlando Bloom Javier Bardem Brenton Thwaites Geoffrey Rush Golshifteh Farahani Kevin McNally Stephen Graham David Wenham