Quando o primeiro filme de Star Wars ganhou as telas a Marvel lançou um simpático gibi para ser concluído em seis edições com o objetivo de adaptar o filme para os quadrinhos, mas o sucesso estrondoso fez com que a Marvel continuasse a publicação da revista. Essa primeira fase de HQ's criadas pela Marvel mostravam várias missões da Aliança Rebelde que se passavam entre os episódios IV e V, criando novos planetas, personagens, raças e criando assim também o universo expandido.
O grande "bum" do universo expandido se deu anos após o lançamento do episódio VI, no ano de 1991, quando os fãs carentes por novidades da franquia foram agraciados com a trilogia Thrawn que era considerado oficialmente como os episódios VII, VIII e IX até recentemente. Após o lançamento dessa trilogia uma enxurrada de livros, jogos e quadrinhos baseados na franquia surgiram.
Uma das cenas mais emocionantes da trilogia Thrawn virou a capa do primeiro livro no Brasil. |
O mais incrível é que você não é obrigado a acompanhar tudo que sai, por mais que existam algumas ligações entre as obras, com exceção das continuações diretas, todas são independentes.
Quando a Disney comprou a franquia uma decisão ousada foi tomada, tudo que havia saído até então seria relançado com o selo Legends, e só seria válido para o cânone atual tudo o que saísse daquele ponto em diante, com exceção da animação Clone Wars.
Então tudo que saiu antes da Disney não vale mais?
Sim e não.Para o cânone da franquia não vale mais, pois são tratados de fato como lendas dentro do universo, só é valido para o cânone o que saiu depois do reboot, mas alguns personagens e fatos estão sendo reinseridos aos poucos na franquia. Star Wars Rebels, por exemplo, reinseriu na saga o grão-almirante Thrawn e o fato de ter havido uma guerra contra os Mandalorians (conflito que levou aos acontecimentos do game Star Wars: Knights of the Old Republic).
O grão-almirante Thrawn voltou a fazer parte do cânone de Star Wars na série animada Rebels. |
Mas não é porque não faz parte mais do cânone que a qualidade das histórias caíram. As obras continuam fenomenais, a própria trilogia Thrawn falada anteriormente, a animação de Guerras Clônicas criada e produzida por Genndy Tartakovsky (criador de O Laboratório de Dexter e Samurai Jack) e o jogo Star Wars: The Force Unleashed são exemplos disso.
Se você quer apenas saber de toda a história válida atualmente, corra do selo Legends e se limite as novas publicações, mas se você quer se aventurar junto aos Jedis, contrabandistas, princesas, caçadores de recompensas entre outros, leia tudo o que for possível encontrar referente a franquia, pois as aventuras não irão lhe decepcionar.